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Private Label

O que é Private Label

Private Label, ou Private Brand, também chamado de Marca Privada ou Marca Secreta, é um modelo de produção que vem sendo aplicado com cada vez mais frequência. Uma empresa varejista paga um fabricante para produzir um determinado bem, colocando nele a sua marca.

Na prática, embora o varejista não tenha produzido aquele bem, ele pode estar vendendo algo realmente exclusivo, já que é possível solicitar ao verdadeiro fabricante que utilize uma fórmula ou um processo específicos.

Porque Private Label é vantajoso

O modelo de Private Label é uma vantagem, porque permite que as empresas vendam produtos com a sua marca, sem precisar investir em uma estrutura produtiva. Adicionalmente, quando um varejista vende um produto de “marca própria”, ele tem margens de lucros mais altas do que comercializando produtos da marca de outras empresa, mesmo considerando os gastos para pagar o fabricante.

É por esse motivo que, atualmente, é tão comum ver supermercados vendendo vários produtos com sua marca própria. Na maioria dos casos, são produtos fabricados por meio de Private Label.

Outra vantagem do Private Label é que permite ao varejista vender uma grande variedade de produtos e, assim, atingir mais consumidores. Com esse modelo, é possível colocar qualquer coisa com a sua marca na prateleira, de canetas a patinetes. Isso não seria viável no caso de uma fabricação própria, porque seria preciso manter muitas estruturas produtivas diferentes.

Além disso, vale a pena lembrar que, quando um consumidor compra um item, ele geralmente estabelece um vínculo mais forte com a marca do produto do que com o varejista. Por exemplo, se você gosta muito de molho de tomate Pomarola, você provavelmente vai comprá-lo em qualquer lugar que tiver, não apenas em um supermercado específico.

Por isso, quando um varejista passa a vender produtos de marca própria, ele busca fidelizar os clientes a essa marca. Assim, é possível aumentar a retenção e as vendas, porque aqueles produtos não serão encontrados no estabelecimento de nenhum concorrente.

Esse modelo também é bom para o fabricante que faz Private Labeling. Afinal, ele consegue gerar receita sem precisar fazer o esforço de marketing e vendas que é necessário quando se está tentando atingir o consumidor final.

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